top of page
  • Marcio Junior

Computação em nuvem vs. local: qual é a melhor?


Todos dias estamos aumentando o volume de dados e informações. E com passar do tempo os empresários e CEO de TI tem que investir em tecnologia e Hardware para manutenção e segurança deste volumes todos.

Tudo que fazemos no nosso dia a dia como tomar banho, mandar e-mails, fazer ligações entre outras atividades geram certa quantidade de dados no mundo digital. E um levantamento divulgado recentemente pelo IDC afirma que a produção de dados dobra a cada dois anos, e a previsão é de que em 2020 sejam gerados 350 zettabytes de dados, ou 35 trilhões de gigabytes.

Então qual a melhor solução? A resposta é DEPENDE. Vou comentar rapidamente de cada um.

O armazenamento local: Chamamos de computação local os data centers privados, as infraestruturas de servidores que estão alocadas fisicamente dentro da instalação de uma empresa. Sendo assim, mantidas pela própria organização. Outra questão é a demanda por energia elétrica constante e a necessidade de aquisição de equipamentos.Mesmo com o crescimento do cloud computing, ainda existem muitas empresas que acreditam que o storage local é a única maneira adequada de armazenamento.

A computação em nuvem: Também conhecida como cloud computing, a computação em nuvem tem tido um grande crescimento nos últimos anos, e isso é muito simples de entender. Boa parte das empresas não conta com equipes de TI ou com um bom orçamento para garantir o uso de armazenamento local.

A computação em nuvem vs. local: Cada um dos modelos tem suas vantagens e desvantagens. Mas, isso dependerá muito de cada um de seus clientes, suas demandas e características.

Alguns pontos que deve analisar para decidir qual é a melhor opção para empresa:

  1. Segurança Física

  2. Desempenho

  3. Custo

  4. Mobilidade

  5. Manutenção.

Achou este artigo útil? Não deixe de compartilhar essa informação com as demais pessoas.

__________________________________________________________________________

Autor: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins, Security Specialist. Com mais de 15 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software.  É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.

15 visualizações0 comentário
bottom of page