top of page
  • Marcio Junior

Como realizar o backup e recuperação de sistemas?



Com um mercado altamente competitivo, é fundamental que o prestador de serviços gerenciados disponha de soluções sólidas e práticas aos sistemas de backup das empresas. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial, em que discorremos sobre todos os detalhes do tema, com enfoque especial em como recuperar dados na nuvem.

Em um primeiro momento, é fundamental que se entenda a disponibilização do backup e, principalmente, uma oportunidade de faturamento ao seu negócio. Afinal de contas, os investimentos corporativos em proteção ativa e passiva só têm subido nos últimos anos, mostrando-se como uma das tendências mais claras ao futuro da tecnologia da informação: o investimento massivo em segurança e privacidade.

É justamente nesse contexto que se entende que o backup só tem valor se for possível restaurar dados, e a única forma de atingir isso é, obrigatoriamente, fazendo o acompanhamento dos processos. Por isso, o prestador de serviços deve garantir que os dados possam ser recuperados e, para isso, é preciso que todas as falhas sejam identificadas e corrigidas de forma imediata por meio do monitoramento e gerenciamento constantes.

O que é disaster recovery? É importante entender a diferença entre recuperação de desastres e recuperação de sistemas. A recuperação de desastres diz respeito à recuperação total do ambiente de sistemas de uma empresa: é a recuperação total de um servidor, com todos os softwares envolvidos, bem como arquivos, usuários e credenciais.

Como recuperar dados da nuvem? Mas é justamente nesse ponto que os gestores corporativos passam a questionar a eficiência do backup em nuvem. Afinal de contas, é bastante natural que os clientes, após um ataque, exijam a recuperação imediata dos serviços como uma forma de minimizar os prejuízos inerentes à ociosidade.

Para estes, é minimamente lógico pensar que a mídia física dispõe de um despejo mais rápido de informações, capaz de colocar a operação de pé novamente em um curto período. Mas é nesse contexto que uma desenvolvedora líder no segmento, como a SolarWinds, interpreta que não existe a melhor solução isolada, mas a melhor solução combinada.

Sendo assim, podemos concluir que, para realmente oferecer um serviço gerenciado aos seus clientes, é preciso contar com uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para você, que combine essas quatro tecnologias.


Por isso, é importante perceber que uma solução desse nível permite escalar o serviço de backup e recuperação, gerando mais e melhores oportunidades de negócios.

Gostou deste post explorando os sistemas de backup e esclarecendo como recuperar dados na nuvem? __________________________________________________________________________

Autor: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins, Security Specialist. Com mais de 15 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software. É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.

6 visualizações0 comentário
bottom of page