top of page
  • Marcio Junior

Ataques ransomware: Informações que você precisa conhecer

Com o passar dos anos, os cibercriminosos descobriram formas de lucrar com a invasão de sistemas e máquinas alheias, representando uma grande ameaça para o cotidiano das empresas. Por conta disso, aproveitamos deste artigo para compilar as informações mais importantes sobre ataque ransomware.

Ransomware é um tipo de malware que não tem como objetivo destruir informações, mas sequestrar dados da máquina infectada.

Ao se instalar no equipamento da vítima, o ransomware utiliza de criptografia para evitar que ela possa ter acesso às suas próprias informações, impossibilitando o uso da máquina.

Em alguns casos, ao ligar o equipamento o criminoso dá um prazo para a vítima pagar o resgate. Caso contrário, todas as suas informações serão destruídas. As principais famílias de infecções em ataques ransomware: Dharma Cerber Cryptolocker Cryptowall Jigsaw Locky Petya Wanna Cry

Os ataques de ransomware são um grande problema para as empresas, pois têm um potencial para prejudicar fortemente os resultados de uma organização — seja por fazer com que perca informações importantes, seja por manchar sua imagem no mercado.

E quais são as melhores práticas preventivas? Treinamento: Criar políticas de segurança e treinar os colaboradores é o primeiro passo para evitar a engenharia social e o phishing — duas das maiores formas de distribuição de ransomware.

Proteção: O investimento em antivírus gerenciados e o monitoramento remoto dos sistemas podem ser a única forma de detectar e evitar ataques com eficiência.

Backup: A utilização da tecnologia de backup é muito mais complexa do que seu uso atual na maioria das empresas.

Segurança em camadas: Para garantir a segurança operacional de uma empresa, é fundamental contar com uma estratégia de segurança em camadas.

Análise de arquivos em tempo real: Essa é uma estratégia aplicada sobre os dispositivos físicos. O objetivo aqui é realizar uma varredura em todo novo arquivo ou elemento conectado às máquinas, garantindo um diagnóstico rápido e uma reação imediata no caso de infecção.

Atualização: De sistema operacionais e sistema de terceiros.


5 visualizações0 comentário
bottom of page