top of page
  • Marcio Junior

5 dicas para quem quer começar uma carreira em dados


André Piotto, especialista em dados da Tableau Brasil, aponta o que fazer e seguir para ser um profissional disputado na área.


Os profissionais especialistas em dados estão entre os mais disputados do mercado de trabalho. Estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que só as empresas de tecnologia demandarão 797 mil talentos até 2025.

Apesar de boas perspectivas para quem quer iniciar carreira na área, o mesmo não pode ser dito para empresas demandantes desses profissionais, já que há uma disputa acirrada por esses talentos. Com a quantidade de formandos aquém da necessidade, a projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais.


Frente a essa demanda crescente, o especialista em dados, gerente sênior e engenheiro de soluções da Tableau no Brasil, André Piotto, compartilhou cinco dicas importantes para quem pretende construir uma carreira nessa frente promissora:


1. Invista em uma boa base de formação

Uma habilidade muito requisitada na área de dados é a capacidade analítica, isto é, o potencial de resolver problemas e criar soluções a partir de uma perspectiva lógica e um olhar matemático.


2. Siga se especializando

Além da formação inicial, é interessante seguir adiante e buscar especializações como MBA e cursos especializados em ciências de dados, banco de dados, engenharia de dados, inteligência artificial, algoritmos matemáticos e estatística avançada. Existem, inclusive, alguns que fazem um compilado desses conhecimentos.


3. Desenvolva outros tipos de habilidades

Piotto destaca, no entanto, que de nada adianta ter uma qualificação excelente e especializada em dados se o profissional não possuir também desenvoltura e capacidade para dialogar com a área de negócios, sabendo traduzir suas necessidades. Recrutadores observam também a criatividade na elaboração de projetos, a proatividade e a maneira como o profissional utiliza dados para resolver problemas reais.


4. Tenha um portfólio de projetos

Experiência de trabalho com clientes é sempre desejável – e um desafio, é claro, para quem está no começo de carreira. De todo modo, é importante construir um portfólio que comprove a competência do candidato. Uma dica para quem está começando é buscar executar projetos com colegas e professores de cursos, já que ter experiência prática com clientes é bastante importante. Piotto reforça, ainda, que no portfólio é recomendável também demonstrar com quais tecnologias e bancos de dados a pessoa já trabalhou.


5. Amplie sua visão sobre a área de dados

O especialista lembra que outro aspecto relevante para quem deseja seguir nessa carreira é ter uma visão mais abrangente da área de dados, que engloba desde o banco de dados e armazenamento (começo do processo), passando pela preparação e limpeza (o meio), até a visualização (o fim).


_________________________________________________________________________

Autor: Marcio Junior - Especialista MSP Addee SolarWins e DPO, Security Specialist.

Com mais de 18 anos de experiência na área de TI, graduado em Sistema de Informação, Pós Graduado em Gestão de Software e Qualidade de Software, Pós Graduado em Computação Forense e Perícia Digital, Consultor em LGPD.

É entusiasta das mais diversas áreas em T.I. Trabalhando para melhores prática de serviços de TI no Brasil.

8 visualizações0 comentário
bottom of page